“Mes amis”, a primeira coisa, é saber o que tem para fazer aqui, não é mesmo? Assim, você dirá: “Ah, que legal, é bonito, é interessante, quero conhecer!
Existem mais de 100 coisas extraordinárias para fazer aqui nesta linda Amazônia Francesa, e aos poucos irei escrever sobre elas. Mas, para esta parte das informações essenciais, aqui vai uma listinha muito resumida, tá? Qualquer coisa, dê uma olhadinha lá no meu Instagram também que vou postando uns vídeos também.
E agora, que documentos eu preciso para passar minhas férias dos sonhos na Guiana? “É agora que o bicho vai pegar”, como diz o meu primo rsrs.
Brincadeirinha, tá, “mes amis”? É super simples vir passear aqui, olha só a listinha:
- Passaporte (validade: 6 meses após a saída da Guiana Francesa)
- O cartão de vacinação contra a febre amarela é obrigatório.
- Carteira de motorista internacional (e a nacional), si você pretender alugar carro.
- Cartão de crédito e débito internacionais
Em relação a Isenção de Visto: Para uma estadia de menos de 15 dias, você, brasileira(o), beneficia da isenção de visto se passar por uma agência de viagem credenciada daqui da Guiana para organizar a sua estadia. Você não precisa pagar todos os elementos do seu pacote de viagem pela agência, você pode pagar você mesmo seus bilhetes de avião, por exemplo, e passar pela agência para reservar suas atividades turísticas e a estadia mas precisará enviar para ela o comprovante da compra dos bilhetes, a cópia do passaporte brasileiro e o seguro de viagem, que é obrigatório e que deve ser em francês, você pode fazê-lo online ou passar pela agência. Uma dica é que você converse com a agência e ela vai orientar você sobre o que você pode ou não pagar você mesmo.
Uma vez que você tiver pago tudo e a agência reunido todos os documentos, ela mesma faz o procedimento de pedido de isenção de visto junto às autoridades locais. O prazo que você lê em sites na internet é de 2 à 3 dias, mas na realidade, aqui as autoridades locais exigem duas semanas de prazo para as agências. Às vezes acontece deles responderem antes deste prazo, mas não podemos considerar como regra.
Outro caso que você pode beneficiar da isençao do visto é para estadias de até três dias durante uma escala em um voo com destino ao território europeu da França, do Brasil ou de outro território ultramarino francês.
Lembrando que estas informações são de fevereiro de 2024. Acesse o link da prefeitura para conhecer outras informações: https://www.guyane.gouv.fr/Demarches/Etrangers-en-France/Entree-en-Guyane-pour-les-ressortissants-bresiliens
Como Chegar?
Existem duas maneiras de chegar até aqui. A primeira e mais rápida é pegar o avião de Belém para Caiena, voo direto. Sai de Belém aos sábados e volta às sextas. O voo dura em média 1h25 minutos. Os valores variam de acordo com o período da viagem. Na época das férias escolares daqui, os voos costumam ficar bem salgadinhos. Salgados como? Você já experimentou comer charque sem tirar o excesso de sal? Pois é… salgado daquele jeito. rsrsrs No lugar de pagar 300 euros como na baixa temporada, você vai pagar 700 euros em classe econômica porque é alta temporada.
A segunda maneira de você chegar aqui saindo do Brasil é ir para Macapá (se você não morar lá) e de lá, seguir viagem de ônibus ou de 4×4 até Oiapoque (fronteira com a Guiana). Aí você escolhe se passa pela ponte binacional ou se atravessa de catraia pelo rio. Eu dou a dica de você passar pela ponte porque já aproveita para carimbar o passaporte na PAF (Polícia de Fronteira do lado francês), em Saint Georges. Se você tiver beneficiado da isenção do visto, o motorista estará esperando por você do lado francês para levá-lo até Caiena.
Para lhe ajudar, olhe o calendário das férias escolares daqui:
Aqui está o que será muito útil para você para preparar sua viagem:
- Capa de chuva e proteção à prova d’água para a sua mochila: uma chuva pode chegar rapidamente
- Calçados para caminhada, uma pequena mochila para aproveitar as trilhas
- Roupa de banho e toalha: mas se você esquecer, pode comprar aqui mesmo!
- Óculos de sol, chapéu, protetor solar: o sol é forte
- Roupas confortaveis:
- Repelente de mosquitos